Fans of Anime!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum dedicado para todos os fãns de anime.


3 participantes

    Bon Odori e Matsuri Dance

    Rika-chan
    Rika-chan
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 116
    Idade : 33
    Localização : Maringá
    Data de inscrição : 25/01/2009

    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por Rika-chan Ter 18 Ago 2009, 17:06

    Bom.. a Vamp me perguntou o que era Matsuri Dance e então eu achei melhor dar uma explicação detalhada, mas antes de saber o que é Matsuri Dance é preciso entender o que é Bon Odori.

    Bon Odori

    No Japão


    "..é um festival que ocorre anualmente durante o verão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados. Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral."

    retirado de http://emptyspaces-chronicles.blogspot.com/

    Vídeo de Bon Odori realizado no Japão: reparem nas lanternas e no taikô (tambor japonês) marcando o ritmo da música tradicional


    No Brasil


    No Brasil, as gerações mais antigas de japoneses e descendentes ainda vêem o bon odori com essa idéia religiosa, mas com o passar do tempo o bon odori começou a ser visto apenas como um tipo de dança. Geralmente, em festivais nipo-brasileiros, as gerações mais antigas se vestem com kimonos e dançam bon odori com o objetivo de tentar resgatar essa tradição. Claro que o espaço é aberto aos jovens e quem quiser aprender a dançar, e mesmo na maioria das vezes, as pessoas entram no clima e dançam como uma forma de diversão mesmo, mas o foco dos mais jovens mudou, passando a ser o Matsuri Dance, isso nos lugares onde o matsuri dance se propagou.

    É realmente complicado achar um vídeo de verdadeiro bon odori no Brasil, o melhorzinho q encontrei foi esse. A 1ª vez q eu dancei em um festival foi desse modo. As avózinhas ficam dançando ao redor do grupo de taikô e nós seguimos atrás tentando imitar os passos, é bastante divertido.


    Matsuri Dance


    Finalmente chegamos na parte que queríamos chegar. Agora que sabemos o que é Bon Odori podemos compreender o Matsuri dance.
    Matsuri dance, de forma geral, é um tipo de dança que teve sua origem com o Bon Odori. As coreografias são inovadoras, tendo muito de diferentes ritmos da própria dança brasileira, mas ainda é obrigatório ter passos do bon odori. Podemos dizer que é o ápice da interação entre a cultura brasileira e a japonesa. A música não é mais a tradicional, mas sim músicas do cenário j-pop conhecidas dos jovens, como Orange Range e Aikawa Nanase, fazendo com que a dança seja mais rápida e alegre do que o Bon Odori, porém, as letras quando traduzidas devem ter mensagens positvas (sem fazer alusões às drogas, por exemplo).
    Os primeiros passos surgiram no Clube Japonês ACEMA em maringá (onde eu moro lol) com as músicas Giza-giza e Rhapsody in Blue, mas eram conhecidos como Bon Odori Moderno. O termo Matsuri Dance foi criado em Londrina pelo Grupo Sansey que achava que Bon Odori era e deveria ser uma expressão relacionada à festa em homenagem aos antepassados.
    O grupo Sansey atualmente é o mais famoso no cenário do Matsuri dance, enquanto que em Maringá o foco da música é o taikô, o grupo Sansey explora Taikô e banda, também foram os primeiros a apresentar a dança em trio elétrico. Eles viajam por todo o Brasil mostrando a dança em festivais e afins.
    O Matsuri dance já se propagou em todo o Brasil, mas o foco continua sendo no Paraná.

    Músicas


    Atualmente, as músicas que compõem o Matsuri Dance são:

    * Aikawa Nanase - Break Out
    * Aikawa Nanase - Bye Bye
    * Aikawa Nanase - Yume Miru Shoujo Ja Irarenai
    * Arashi - ARASHI
    * Checkers - Giza Giza Hatto No Komori Uta
    * DA PUMP - Rhapsody In Blue
    * DJ Ozma - Age Age Every Night
    * Fukuyama Masaharu - Peach
    * Hillbilly Bops - Binetsu Na Kibun
    * Kiroro - Runner
    * Matsumoto Bon
    * Mihimaru GT - Kibun Jojo
    * Morning Musume - Dansu Suru No Da
    * Orange Range - Locolotion
    * Orange Range - Matsuri Danshaku
    * The Boom - Shima Uta
    * Youna - Houki Boshi
    * Zoo - YaYaYa

    O número de músicas pode aumentar com o tempo. Se quiserem upo elas pra vcs ^^

    Matsuri dance em Londrina: tenho dó deles, é muita gente num espaço pequeno, nem dá pra dançar direito


    Matsuri dance em Maringá: o vídeo não tá muito bom, mas dá pra perceber a animação das pessoas dançando


    Grupo sansey em Londrina: é um compilação das músicas


    Quer aprender?


    Bom eu não sei de nenhum tutorial realmente, existem alguns vídeos no youtube que dá pra pegar a coreografia, mas aí é ter força de vontade... tem um pessoal que dança algumas das músicas e dá pra ver bem os passos, vou passar o link, esse link também vai dar para os outros vídeos deles...
    https://www.youtube.com/watch?v=17USL5hcWMo

    Bom... agora vocês já sabem, quando ouvirem falar de algum festival que tenha Matsuri Dance saibam que se forem vão se acabar de dançar, pode ser meio difícil no começo, mas é só não ter vergonha, entrar no meio e se divertir!
    Saizy
    Saizy
    Administrador
    Administrador


    Número de Mensagens : 261
    Idade : 28
    Localização : Brasil-RJ
    Data de inscrição : 01/01/2009

    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Re: Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por Saizy Ter 18 Ago 2009, 18:28

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
    Agora sei *-*
    Eu sempre via o bon odori e achava lindo, principalmente o barulho dos tambores.
    Matsuri Dance parece ser muito legal!
    Deu até vontade de aprender *-*
    vampirinha
    vampirinha
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 161
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Re: Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por vampirinha Ter 18 Ago 2009, 19:24

    Hahahaha Rika-chan, eu pensei q Matsuri Dance tinha a ver com a Matsuri Hino kkkkkkk
    Eu já conhecia o bon odori, mas nao imaginava q tinha relação XDDD
    Rika-chan
    Rika-chan
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 116
    Idade : 33
    Localização : Maringá
    Data de inscrição : 25/01/2009

    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Re: Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por Rika-chan Ter 18 Ago 2009, 19:27

    Hahahaha Rika-chan, eu pensei q Matsuri Dance tinha a ver com a Matsuri Hino kkkkkkk
    huahuahuahuahua é q Matsuri em japonês significa festival, por isso matsuri dance = dança de festival
    Saizy
    Saizy
    Administrador
    Administrador


    Número de Mensagens : 261
    Idade : 28
    Localização : Brasil-RJ
    Data de inscrição : 01/01/2009

    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Re: Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por Saizy Sex 21 Ago 2009, 19:37

    Ahhhh ^^
    Eu nem me lembrei da Matsuri Hino xD
    Eu não achei uma diferença grande com Matsuri Dance, parece uma dança normal.

    Conteúdo patrocinado


    Bon Odori e Matsuri Dance Empty Re: Bon Odori e Matsuri Dance

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 09:33